Mendel e as Ervilhas- Parte 1
Mendel e as Ervilhas- Parte 2
Mendel e as Ervilhas- Parte 3
FOTOSSÍNTESE
PARTE 1
PARTE 2
RESPIRAÇÃO CELULAR
FASE 1- Glicólise
FASE 2- Ciclo de Krebs
FASE 3- Cadeia Respiratória
Aula Extra 06/10/2014
Aula 1- Macromoléculas e Citologia 03/10/2014
CO2 + H2O + Energia luminosa => [CH2O] + O2 + H2O = Fotossintese
Na fotossíntese, ocorre essencialmente a combinação de dióxido de carbono (CO2) e da água (H2O) que juntos de moléculas de ATP e NAPH formam vários compostos, entre eles, os carboidratos (glicose), cujo processo libera oxigênio (O2) para a atmosfera.
As plantas retiram a H2O do solo através de suas raízes e o CO2 do ar atmosférico. A luz solar é fundamental para que o processo da fotossíntese ocorra. Ela é absorvida pelas folhas das plantas por meio dos cloroplastos, que estão localizados no interior da célula vegetal e onde está armazenada a clorofila. A clorofila é um pigmento que exerce importante função na fotossíntese e é responsável pela coloração verde das folhas. A clorofila e a energia solar, através de reações químicas, transformam a água e o gás carbônico a partir de ATP e NADPH em glicose e outros carboidratos - n(CH2O).
Por causa da nossa dependência da energia solar, para o fornecimento de energia e alimento, a descoberta do mecanismo da fotossíntese é um marco central na pesquisa bioquímica. O processo básico da fotossíntese e sua fórmula são a seguinte:
CO2 + H2O + Energia luminosa ==> [CH2O] + O2 + H2O
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História e Ciência: Gregor Johann Mendel (1822-1884)

Em 1900 o trabalho de Mendel foi redescoberto por outros pesquisadores. Cada um deles obtiveram, a partir de estudos independentes, evidências a favor dos princípios de Mendel, citando-o em suas publicações. Em 1905, o inglês William Bateson, batizou essa ciência que começava a nascer de Genética.
O Trabalho de Mendel
Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia científica de matemática aplicada e ao material escolhido.
Material escolhido
Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuía genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólen), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.
Metodologia
Mendel destacou-se por ter adotado procedimentos metodológicos científicos e criteriosos. Destacam-se os fatos de ter analisado um caráter por vez; trabalhado com pais puros; e ter quantificado os dados. Os cruzamentos foram feitos com grande cuidado, quando as ervilhas estavam em flor. Para prevenir a autofertilização nas "flores-teste", as anteras daquelas fores escolhidas para serem as flores paternais eram removidas antes que suas estruturas receptoras de pólen estivessem completamente maduras. O polem do progenitor escolhido era transferido na época apropriada para o estigma da flor designada para ser a geradora da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente, a classificação podia ser feita imediatamente; mas para caracteres como a tamanho da planta pudessem ser classificados as sementes tinham que ser plantadas na estação seguinte e esperar que as plantas amadurecessem. Experiencias de hibridização foram realizadas durante várias gerações e retrocruzamentos foram feitos entre híbridos e variedades paternas puras. Mendel visualizava claramente cada problema a ser resolvido e planejava seus cruzamentos para este fim. Ele observou que as condições do tempo, do solo e da umidade afetavam as características do crescimento das plantas, mas fatores hereditários eram os maiores responsáveis pelas características das plantas. Por exemplo em um determinado ambiente as plantas altas mediam 6 á 7 pés, enquanto as anãs mediam de 9 à 18 polegadas. Uma planta anã nunca transformou-se em alta e uma alta nunca transformou-se numa anã.Mendel estudou 7 características, cada uma com duas manifestações fenotípicas. Elas são relacionadas na tabela que segue.
Adaptação de: http://www.ufv.br/dbg/labgen/mend.html

Vídeo- Oba! Mitose vem ai.
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
A interfase vai preparar/ E em G1
produz RNA/
No S DNA vai duplicar/ G2 mais proteínas
pra tudo começar/
E agora não erro mais não/ Não erro
mais não/
Quero entender como é a divisão/
Se for mitose quatro fases tem/
E pra formar tecido a mesma sempre
vem/ A mesma sempre vem/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ mitose
vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ mitose
vem ai/
Prófase os cromossomos, já duplicados
começam a espiralar/
Carioteca e núcleo vão desaparecer/
Mas em compensação vai fuso aparecer/
Na metáfase é bem legal/ É bem legal/
Tudo na placa equatorial/
E a máxima espiralização/
Centrômeros no entanto já se
duplicarão/ já se duplicarão/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ mitose
vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
Na anáfase já separadas/ E as
cromátides pros pólos são puxadas/
E pra ocorrer portanto a migração/
São as fibras do fuso que se
encurtarão/
Na telófase pra encerrar/ Pra
encerrar/
Os cromossomos já vão descondensar/
Nucléolo e carioteca vão reaparecer/
São duas “célulinhas” que agora vamos
ter/ que agora vamos ter/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
Mas na meiose é outro papo/ É outro
papo/
De uma célula agora formam quatro/
São oito fases pra reprodução/
Esporos ou gametas já aparecerão/ Já
aparecerão/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose
vem ai/ (BIS)
Vídeo- Mitose, Meiose com legenda
Vídeo Animação Célula 3D
Dúvida- diferença entre:
Nucleóide: similar ao núcleo, aquele que contém molécula de desoxirribonucleico; região na qual o DNA procariótico é compactado.
Nucleossomo: unidade fundamental da cromatina; unidade de DNA, dividida em duas espirais, que se enrolam em torno de um disco protéico, constituído por quatro pares de proteínas chamadas histonas.
Nucléolo: corpúsculo denso e esférico; região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA.
http://www.portalescolar.net/2011/08/nucleolo-definicao-dna-rna-dimensoes.htmlNucleóide: similar ao núcleo, aquele que contém molécula de desoxirribonucleico; região na qual o DNA procariótico é compactado.
Nucleossomo: unidade fundamental da cromatina; unidade de DNA, dividida em duas espirais, que se enrolam em torno de um disco protéico, constituído por quatro pares de proteínas chamadas histonas.
Nucléolo: corpúsculo denso e esférico; região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA.
Ciência e História: ROBERT HOOKE (1635-1703)

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