Biologia

















































































Mendel e as Ervilhas- Parte 1


Mendel e as Ervilhas- Parte 2


Mendel e as Ervilhas- Parte 3









































































































































FOTOSSÍNTESE

PARTE 1

PARTE 2



RESPIRAÇÃO CELULAR

FASE 1- Glicólise


FASE 2- Ciclo de Krebs

FASE 3- Cadeia Respiratória




Aula Extra 06/10/2014

































Aula 1- Macromoléculas e Citologia 03/10/2014






































































CO2 + H2O + Energia luminosa => [CH2O] + O2 + H2O = Fotossintese

Na fotossíntese, ocorre essencialmente a combinação de dióxido de carbono (CO2) e da água (H2O) que juntos de moléculas de ATP e NAPH formam vários compostos, entre eles, os carboidratos (glicose), cujo processo libera oxigênio (O2) para a atmosfera.



As plantas retiram a H2O do solo através de suas raízes e o CO2 do ar atmosférico. A luz solar é fundamental para que o processo da fotossíntese ocorra. Ela é absorvida pelas folhas das plantas por meio dos cloroplastos, que estão localizados no interior da célula vegetal e onde está armazenada a clorofila. A clorofila é um pigmento que exerce importante função na fotossíntese e é responsável pela coloração verde das folhas. A clorofila e a energia solar, através de reações químicas, transformam a água e o gás carbônico a partir de ATP e NADPH em glicose e outros carboidratos - n(CH2O).



Por causa da nossa dependência da energia solar, para o fornecimento de energia e alimento, a descoberta do mecanismo da fotossíntese é um marco central na pesquisa bioquímica. O processo básico da fotossíntese e sua fórmula são a seguinte: 
CO2 + H2O + Energia luminosa ==> [CH2O] + O2 + H2O



Vídeo- Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do nascimento até a morte





Vídeo- As origens da vida!


Os 10 melhores sites de Biologia do Brasil

Segundo a InfoEnem esses são os dez melhores sites de  Biologia no Brasil:

História e Ciência: Gregor Johann Mendel (1822-1884)
    Considerando o pai da Genética, realizou trabalhos com ervilhas (Pisun sativum 2x=14) no mosteiro de Brunn, na Áustria.Sua primeira monografia foi publicada em 1866 mas, devido ao caráter quantitativo e estatístico de seu trabalho, e das influências do trabalho de Darwin (1859) sobre a origem das espécies, pouca atenção foi dada àqueles relatos.
      Em 1900 o trabalho de Mendel foi redescoberto por outros pesquisadores. Cada um deles obtiveram, a partir de estudos independentes, evidências a favor dos princípios de Mendel, citando-o em suas publicações. Em 1905, o inglês William Bateson, batizou essa ciência que começava a nascer de Genética.
    O Trabalho de Mendel
Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia científica de matemática aplicada e ao material escolhido.


    
      Material escolhido
     Mendel escolheu ervilhas como seu organismo experimental, por ser uma planta anual que podia ser cultivada e cruzada facilmente tendo-se a possibilidade de se obter progênie abundante ocupando pouco espaço. Possuía genitores contrastantes com características bem definidas e muita variabilidade para vários caracteres. Além disso, as ervilhas contém flores perfeitas que contém ambas as partes, femininas e masculinas (produtoras de pólen), e elas são normalmente autofertilizadas, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação. 

     Metodologia
      Mendel destacou-se por ter adotado procedimentos metodológicos científicos e criteriosos. Destacam-se os fatos de ter analisado um caráter por vez; trabalhado com pais puros; e ter quantificado os dados. Os cruzamentos foram feitos com grande cuidado, quando as ervilhas estavam em flor. Para prevenir a autofertilização nas "flores-teste", as anteras daquelas fores escolhidas para serem as flores paternais eram removidas antes que suas estruturas receptoras de pólen estivessem completamente maduras. O polem do progenitor escolhido era transferido na época apropriada para o estigma da flor designada para ser a geradora da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente. As sementes eram deixadas para amadurecer nas hastes das plantas. No caso de um caráter tal como a cor da semente, a classificação podia ser feita imediatamente; mas para caracteres como a tamanho da planta pudessem ser classificados as sementes tinham que ser plantadas na estação seguinte e esperar que as plantas amadurecessem. Experiencias de hibridização foram realizadas durante várias gerações e retrocruzamentos foram feitos entre híbridos e variedades paternas puras. Mendel visualizava claramente cada problema a ser resolvido e planejava seus cruzamentos para este fim. Ele observou que as condições do tempo, do solo e da umidade afetavam as características do crescimento das plantas, mas fatores hereditários eram os maiores responsáveis pelas características das plantas. Por exemplo em um determinado ambiente as plantas altas mediam 6 á 7 pés, enquanto as anãs mediam de 9 à 18 polegadas. Uma planta anã nunca transformou-se em alta e uma alta nunca transformou-se numa anã.Mendel estudou 7 características, cada uma com duas manifestações fenotípicas. Elas são relacionadas na tabela que segue. 






Vídeo- Oba! Mitose vem ai.



Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
A interfase vai preparar/ E em G1 produz RNA/
No S DNA vai duplicar/ G2 mais proteínas pra tudo começar/
E agora não erro mais não/ Não erro mais não/
Quero entender como é a divisão/
Se for mitose quatro fases tem/
E pra formar tecido a mesma sempre vem/ A mesma sempre vem/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ mitose vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ mitose vem ai/
Prófase os cromossomos, já duplicados começam a espiralar/
Carioteca e núcleo vão desaparecer/
Mas em compensação vai fuso aparecer/
Na metáfase é bem legal/ É bem legal/ Tudo na placa equatorial/
E a máxima espiralização/
Centrômeros no entanto já se duplicarão/ já se duplicarão/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ mitose vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
Na anáfase já separadas/ E as cromátides pros pólos são puxadas/
E pra ocorrer portanto a migração/
São as fibras do fuso que se encurtarão/
Na telófase pra encerrar/ Pra encerrar/
Os cromossomos já vão descondensar/
 Nucléolo e carioteca vão reaparecer/
São duas “célulinhas” que agora vamos ter/ que agora vamos ter/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/ (BIS)
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
Mas na meiose é outro papo/ É outro papo/
De uma célula agora formam quatro/
São oito fases pra reprodução/
Esporos ou gametas já aparecerão/ Já aparecerão/
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/
Oba!
Ei, pra dividir mitose vem ai/ Mitose vem ai/ (BIS)


Vídeo- Mitose, Meiose com legenda




Vídeo Animação Célula 3D



Dúvida- diferença entre:
  —Nucleóide: similar ao núcleo, aquele que contém molécula de desoxirribonucleico;  região na qual o DNA procariótico é compactado.
  —Nucleossomo: unidade fundamental da cromatina; unidade de DNA, dividida em duas espirais, que se enrolam em torno de um disco protéico, constituído por quatro pares de proteínas chamadas histonas.
  —Nucléolo: corpúsculo denso e esférico; região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA.  
 http://www.portalescolar.net/2011/08/nucleolo-definicao-dna-rna-dimensoes.html


Material- Organelas Celulares e Funções

Ciência e História: ROBERT HOOKE (1635-1703)
O inglês Robert Hooke foi uma espécie de Michelangelo de sua época. Homem de mil instrumentos e habilidades, interessou-se por astronomia, paleontologia, biologia e física. Seu livro Micrografia, de 1665, em que ele descreve 30 anos de observação ao microscópio, é considerado o primeiro best-seller científico da história. Hooke foi, também, uma grande arquiteto. Nenhum edifício projetado por Hooke foi preservado. Mas sua descoberta da célula permanece firme na base da biologia moderna.
Texto retirado do Guia do Estudante, Biologia VESTIBULAR+ENEM,Editora Abril, 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário