quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conhecendo as Universidades do Paraná

Unioeste

Em 1991, a Lei Estadual nº 9.663/91, transformou em autarquia a Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E, por meio de uma Portaria Ministerial, foi criada a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Em 24/07/1998, por meio da Lei Estadual nº 12.235/98, foi autorizada a incorporação da FACIBEL à Unioeste e o Decreto Estadual 995/99 instituiu o Campus de Francisco Beltrão. Com a integração do Campus de Francisco Beltrão, a Unioeste se consolidou como uma Universidade regional, multicampi, focada no desenvolvimento regional e social, abrangendo as regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, com Campus nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Candido Rondon, Francisco Beltrão, Santa Helena e Toledo.

A UNIOESTE possui cursos de graduação de várias áreas do conhecimento e além dos cursos de graduação ainda possui cursos de pós-graduação assim como mestrado e doutorado.
Segue abaixo os links para acesso aos cursos de graduação dos diferentes campi. (é só acessar o link e no canto esquerdo da tela tem uma parte que diz cursos, aí é só clicar nas cidades).

http://www.unioeste.br/prg/


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912 (ver Histórico), a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.
Símbolo maior da intelectualidade paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A função social da universidade é valorizada justamente através desse tripé, pois todo ensino, pesquisa e atividade de extensão deve devolver a esta comunidade, em forma de conhecimento, tecnologia e cultura, os recursos públicos que a permitem existir enquanto Instituição Federal de Ensino Superior.
Além dos campi em Curitiba, a UFPR está presente no interior e no litoral do estado, tendo papel ativo no desenvolvimento sócio-econômico e na qualidade de vida do paranaense, por meio do acesso à educação superior e das atividades desempenhadas pela comunidade acadêmica em prol da sociedade do Paraná e do Brasil.


Assim como todas as universidades a UFPR têm outros campus além dos que existem em CURITIBA. Os campi são em Palotina, Matinhos, Pontal, EAD(curso a distância) e Curitiba.
Segue abaixo o link para que possam acessar o site da UFPR e conhecer os cursos de graduação que ela fornece.

http://www.ufpr.br/portalufpr



Nenhum comentário:

Postar um comentário